Metrô de Belo Horizonte volta a funcionar em escala reduzida a partir de hoje

O metrô passa a funcionar das 5h40 às 11h30 e depois das 15h30 às 21h30, por causa do fechamento do comércio não essencial na cidade

Metrô de Belo Horizonte volta a funcionar em escala reduzida a partir de hoje
Foto: Mariela Guimarães

Por NATÁLIA OLIVEIRA

 

O metrô de Belo Horizonte voltou a funcionar em escala reduzida, nesta quarta-feira (20), acompanhando o fechamento do comércio não essencial na cidade, em função da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Sendo assim, o metrô passa a funcionar das 5h40 às 11h30 e depois das 15h30 às 21h30, com todas as estações operando. 

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira (19) com membros do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais. "Representantes da categoria manifestaram discordância com a nova escala operacional adotada pelo Metrô de BH, desde a última segunda (18), e comunicaram à empresa a decisão de retomar o cumprimento da decisão firmada no TRT/MG, que prevê que a abertura do sistema deve se restringir ao acompanhamento das fases de reabertura da cidade", informou a CBTU.

Ainda segundo a companhia, como a decisão é fundamentada por acordo judicial, a escala voltou a ser reduzida. " A CBTU-BH comunicará ao TRT/MG a atual posição da categoria e seguirá acompanhando as manifestações daquele Tribunal quanto às deliberações decorrentes", escreveram por nota. 

Enem

Apesar da alteração para a escala reduzida nesta quarta, a CBTU informou que a operação programada para o próximo domingo (24), quando será realizada a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está mantida. Na data, o metrô vai funcionar de 5h40 às 21h30, ininterruptamente. Além disso, em alguns horários o metrô vai operar com intervalos reduzidos. Das 10h às 13h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. Nos demais horários, as composições circulam com o intervalo habitual previsto, que é 25 minutos.