Após drenagem de água na barragem do Serro, infiltrações são cessadas

Segundo a Defesa Civil Estadual, caso não tenha alteração, famílias evacuadas poderão retornar aos imóveis até neste domingo

Após drenagem de água na barragem do Serro, infiltrações são cessadas
Trabalhos na barragem iniciaram nesta semana Foto: Divulgação/ Defesa Civil do Estado

 

Por O TEMPO

03/07/21 - 07h32

A Defesa Civil Estadual informou, nesta sexta-feira (3), que após a drenagem de água na barragem do Serro, no Vale do Jequitinhonha, as infiltrações foram cessadas na parede do barramento e o nível de água do reservatório reduziu consideravelmente.

Segundo o órgão, a drenagem foi possível devido às bombas de sucção instaladas. "Ressaltamos que a barragem continua sendo monitorada 24h por dia pelos técnicos presentes no local e não foi registrada nenhuma alteração até então, e perdurará durante todo o final de semana", informa a nota enviada à imprensa. 

O funcionamento de um extravasor, que existe na barragem e foi desobstruído e adaptado de forma a evitar que o nível de água se eleve sem pressionar a estrutura, será testado ainda neste sábado (3). 

Em relação às famílias, a Defesa Civil Estadual informou que preventivamente elas permanecem evacuadas das residências e seguem na casa de familiares e amigos. No entanto, caso não haja nenhuma alteração, os moradores poderão retornar aos imóveis até este domingo (4). 

"Para isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) providenciaram um plano preventivo de acionamento desses moradores, caso haja alguma intercorrência que enseje em uma evacuação rápida de suas residências. Os bloqueios e desvios na MG-10 foram desmobilizados, permanecendo um trânsito controlado", finaliza o comunicado.