Cidades históricas atraem foliões 'off-BH'
Blocos em Ouro Preto, Diamantina e Congonhas promovem a folia tradicional, mesmo após sucesso da festa em BH

Por Agências
Belo Horizonte. O Carnaval nas cidades históricas de Minas Gerais continua atraindo gente mesmo após a festa da capital mineira se transformar na queridinha dos foliões do Estado.
Em cidades como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas segue vivo o pular carnaval em meio a casarões, monumentos históricos, subindo e descendo ladeiras.
Ladeiras de Ouro Preto
Em Ouro Preto, o bloco "Zé Pereira do Clube dos Lacaios", de 157 anos, abriu a festa na cidade. O "Vermelho i Branco", também foi às ruas entoando marchinhas. A programação segue neste sábado (10) com os blocos "Charanga da Lata", Zé Pereira do Padre Faria" entre outros.
O Carnaval em Ouro Preto tem quatro palcos para apresentações. Na Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo Dom Pedro 216º e Largo da Alegria. Há ainda na cidade um grande número de festas particulares, com entrada via compra de ingresso, organizadas por repúblicas de estudantes.
Diamantina, folia e cachoeira
Famosa pelo Carnaval, mas também pelas cachoeiras usadas pelos foliões sobretudo pela manhã, antes do início dos desfiles dos blocos, Diamantina realizou teste para averiguar a qualidade da água nas quedas d'água e seus poços.
Têm condição de banho as cachoeiras da Sentinela, Cristais, Toca, Água Limpa, Santa Apolônia, Telésforo, Fadas, Raiz, Remédios, Barragem da Extração, Lagoa Azul e Balneário Ribeirão do Inferno. Não têm condições de banho as de Ponte do Acaba Mundo e Riacho das Pedras.
Neste sábado (10) desfilam blocos como o do Guinda, Kussu e Nego Bola 8. A tradicional banda Bat-Caverna, se apresenta na madrugada deste domingo (11), às 2 horas.
Congonhas
Em Congonhas, a cidade dos profetas de Aleijadinho, a aposta é nos blocos e também nas escolas de samba. Segundo informações da prefeitura, 25 blocos saem às ruas da cidade no Carnaval 2024. Duas escolas de samba, "Casa Imperial da Rosa" e "Jacuba", desfilam na cidade este ano.
O sábado de carnaval na cidade começou às 5h com o bloco "Romper do Alvorada". Saem também o "Zangados", "Pracintucadas" e "Iluminados da Fonte". As escolas de samba desfilam a partir de 20h. (Leonardo Augusto/Folhapress)
Comentários (0)
Comentários do Facebook