Fumaça de incêndio em Contagem é tóxica e Defesa Civil retira moradores

Fumaça de incêndio em Contagem é tóxica e Defesa Civil retira moradores
Fumaça de incêndio em Contagem é tóxica e Defesa Civil retira moradores — Foto: João Godinho / O TEMPO

 

Por José Vitor Camilo e Lucas Henrique Gomes

incêndio que atingiu um galpão de produtos dissolventes na manhã desta terça-feira (11) no bairro Cincão, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, gerou uma fumaça tóxica e causou preocupação no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil. 

Inicialmente, a Defesa Civil de Contagem confirmou, por meio de nota, que fez "vistorias cautelares nas comunidades próximas solicitando que os moradores saiam provisoriamente das suas casas". "Nas empresas do entorno, solicitou que a evacuação dos funcionários", disse o órgão.

Depois, no local do incêndio, Renato Carlos da Silva, coordenador da Defesa Civil Municipal, disse que três empresas foram orientadas a liberar os funcionários pelo risco de intoxicação da fumaça que contém metais pesados. Apesar de a princípio a prefeitura ter informado que pediu para moradores deixassem suas casas,  não foi necessário, uma vez que o vento direcionou a fumaça para longe dos imóveis. "A orientação que temos é mesmo pedir as pessoas, principalmente curiosos, não ficarem perto porque pode trazer problemas respiratórios mais para frente", alertou o coordenador.

 

 

Funcionários disseram à reportagem de O TEMPO que o fogo começou em um dos tonéis com produtos inflamáveis e que todos evacuaram rapidamente o local. As chamas teriam iniciado em um tanque com tolueno, álcool hidratado e thiner. São nove reservatórios com produtos inflamáveis e quatro deles estavam cheios. Na hora que as chamas começaram pouco mais de 15 pessoas trabalhavam no galpão.

 

Um empregado da empresa precisou pular o muro dos fundos do imóvel para fugir do perigo. A fumaça é densa na região. Uma pessoa com problema cardíaco precisou ser amparada depois de passar mal no local.

Por volta das 10h, os bombeiros já não tentavam mais apagar o fogo, apenas resfriavam um tanque com tolueno, que é ainda mais tóxico, para evitar que as chamas se propaguem para esse reservatório também.

O incêndio

Um galpão de uma empresa com produtos dissolventes pegou fogo na manhã desta terça-feira no bairro Cincão, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. As chamas destruíram o teto do local e tomaram grandes proporções. 

Segundo o Corpo de Bombeiros a ocorrência entrou às 8h30. Explosões eram registradas a todo momento devido ao consumo do produto inflamável pelo fogo. 

As equipes que atuaram no combate às chamas também aumentaram o isolamento da área de atuação como forma preventiva.