Mourão viaja e Lira pode assumir a presidência durante internação de Bolsonaro

Na ausência do presidente e do vice, quem assume a presidência da República é o presidente da Câmara

Mourão viaja e Lira pode assumir a presidência durante internação de Bolsonaro
Lira é presidente da Câmara até 2022 Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

 

Por DA REDAÇÃO COM ESTADÃO CONTEÚDO

14/07/21 - 22h20O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pode assumir a presidência da República nos próximos dias. Isso porque o titular do cargo, Jair Bolsonaro (sem partido), está hospitalizado e o vice, general Hamilton Mourão, viajou para a Angola. Lira é o terceiro na linha sucessória.

O último boletim médico revelou que Bolsonaro vai permanecer hospitalizado, mas não divulgou por quantos dias. E vice Mourão embarcou, na tarde desta quarta-feira (14), em um avião com destino à Luanda, capital da Angola. A viagem ocorre quando o presidente Jair Bolsonaro já estava hospitalizado. 

Mourão visita o país africano para participar de uma reunião da comunidade dos países que falam a língua portuguesa. Ele está acompanhado do ministro Carlos França, das Relações Exteriores, e do secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência, Almirante Flávio Rocha.

"Em conjunto, buscaremos meios de fortalecer e promover a cooperação econômica e empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável dos países da CPLP (Comunidades de Países da Língua Portuguesa)", escreveu o vice-presidente em postagem no Facebook.

Em outras ocasiões em que passou por cirurgias, Bolsonaro não se licenciou do cargo. Segundo interlocutores do presidente, ele não confia no seu vice. Os dois já expuseram publicamente o distanciamento. Em entrevista ao Estadão, Mourão contou em junho que não sabe o que se passa no governo.

"É muito chato o presidente fazer uma reunião com os ministros e deixar seu vice-presidente de fora. Eventualmente, eu tenho que substituir o presidente e, se não sei o que está acontecendo, como vou substituir? Não há condições", desabafou na ocasião.

Na ausência do presidente e do vice quem assume a presidência da República é o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL). O presidente costuma reagir irritado quando perguntado sobre licença do cargo. Em dezembro, questionado pela imprensa se iria se afastar durante estadia no Guarujá, onde passaria a virada do ano, respondeu assim: "Eu sou presidente até pelado tomando banho em casa."