Termômetros podem marcar 30°C em Belo Horizonte em pleno inverno
Minas segue em alerta de baixa umidade com risco de índice ficar em 20% em algumas cidades

Por Patrícia sathler
Belo Horizonte deve ter uma quinta-feira bem quente e seca. Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima prevista para hoje é de 30°C e a mínima deve ficar em 15°C.
Sem previsão de chuva e com o bloqueio atmosférico que paira sobre o estado, o Inmet renovou o alerta de baixa umidade para 370 cidades mineiras, incluindo a capital, onde o índice mínimo deve ficar em 30%, à tarde. Mas, em alguns municípios a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%, causando bastante prejuízo à saúde, já que o percentual está muito abaixo do recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde, que seria entre e 50% e 60%.
O alerta abrange as regiões metropolitana de BH, Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.
Recomendações da Defesa Civil para dias quentes e secos
- Hidrate-se durante o dia;
⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
⠀
- Evite frituras;
⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Comentários (0)
Comentários do Facebook